Release



Plácido Oliveira Mendes, nome artístico I. Malforea, é cantor, compositor, historiador e pesquisador musical. Sua relação com as artes começou desde criança, quando criava personagens e histórias em quadrinhos, além de gravar músicas improvisadas de sua autoria em casa. Aos 15 anos obteve o primeiro reconhecimento com a realização de um sonho: tornou-se roteirista freelance da Maurício de Sousa Produções, tendo várias histórias publicadas para todo o mundo. Aos dezoito obteve o segundo reconhecimento ao começar a ser convidado a integrar várias bandas de rock. A primeira a se apresentar publicamente foi a Tomarock, cujo nome ainda é conhecido por grande parte do público alternativo da cidade.

Em 2004 entrou para a banda The New Old Jam, também bastante conhecida por sua competência e energia em palco. O estilo era o mesmo que o da Tomarock: o rock clássico, especialmente o setentista cuja característica principal é a complexidade e qualidade elevadas. Após o término da banda, continuou participando de outros trabalhos. Graduou-se em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e voltou sua atenção à pesquisa musical, focando-se no blues e no jazz. Atualmente é líder fundador da banda Distintivo Blue, bastante elogiada pelo público, que constitui seu principal trabalho enquanto músico atualmente.

De 2008 ao final de 2009 esteve à frente, como sócio, do Viela Sebo-Café, reconhecido espaço cultural da cidade, onde foi o principal responsável pelos eventos culturais. Ao todo viabilizou mais de 100 apresentações musicais dos mais variados estilos, além de exposições de artes plásticas, fotografia, artesanato, quase sempre de artistas regionais de qualidade reconhecida.

De 2010 a 2012 foi colaborador do programa O Som da Tribo e um dos responsáveis pelo site do programa, www.somdatribo.com, onde foi o responsável pelo design da página, além de ser colunista. Foi colaborador do programa Cult Mix, da UESB FM, onde semanalmente trazia ao público informações sobre blues. Foi jurado no III FACE – Festival Anual da Canção Estudantil, em 2010. Além disso é o idealizador e responsável pelo site oficial da Distintivo Blue(www.distintivoblue.com), que, além de trazer informações sobre a banda, tornou-se um portal de informações sobre blues e jazz nacional e internacional, com reportagens, resenhas de álbuns e até mesmo agenda de outros artistas. Desenvolveu trabalho de produtor cultural realizando shows musicais com músicos de outros grupos, como o Tributo à Legião e o Nós, Vozes & Eles.

Ainda na Distintivo Blue, atua como produtor e proponente de todos os projetos culturais que envolvem a banda, como o Distintivo Blue - Aplicando a Lei(Edição Definitiva) e Distintivo Blue: Todos os Dias (circulação nos Centros culturais BNB), aprovados pelos editais de cultura do Banco do Nordeste do Brasil. Desde 2011 é autor da BLUEZinada!, fanzine distribuída gratuitamente nos shows e em pontos culturais estratégicos. A zine é dedicada ao blues e jazz nacionais, funcionando como uma pequena extensão do site oficial da banda.

Atualmente também é servidor do SESC Bahia, colaborando em projetos culturais no setor social da entidade.

Postar um comentário

0 Comentários