Castro: Revolução Cubana em quadrinhos alemães

http://ghq.com.br/wp-content/uploads/2011/02/Castro_HQ.jpg
A vida do controverso líder cubano em HQ

I. Malforea

Uma grande surpresa foi lançada recentemente no mercado brasileiro: Castro é uma biografia em quadrinhos do líder cubano Fidel Castro, criada pelo alemão Reinhard Kleis, conhecido pelas aclamadas biografias, também em quadrinhos do Johnny Cash(Johnny Cash - Uma Biografia, 2009) e Elvis (Elvis, 2010), todas pela editora gaúcha 8Inverso.
Fidel é o típico homem-ícone: carismático, caricato e cheio de ieais. Sua história se confunde com a de seu país, sempre abalado pelas grandes potências. Em 1959 chegou ao poder, após um processo revolucionário digno de grandes histórias da literatura. Impossível não se render à curiosidade de conhecer melhor estes personagens tão incríveis. Fidel, Che Guevara, Raúl Castro, Camilo Cienfuegos se tornaram símbolos da luta contra o imperialismo, servindo de inspiração para pessoas por todo o planeta, concorrendo com os grandes ídolos do rock na década de 60.
Kleist soube com bastante eficiência narrar a história do líder da Revolução Cubana ao criar o fotógrafo-jornalista alemão Karl(Carlos) Mertens, que chegou ao país para acompanhar de perto o cotidiano dos então guerrilheiros e enviar fotos e textos para um jornal de seu país. O tempo passou e Karl ficou em Cuba, acompanhando as mudanças de postura de Fidel até atualmente. Interessante a forma como o autor não se prende às antagônicas posturas do "apaixonado" ou do "crítico incondicional", facilmente encontradas em qualquer material escrito ou filmado a respeito da Revolução. Fidel e Che, em especial, sempre são retratados como encarnações de Jesus na Terra ou enviados do demônio. Um grande ponto positivo para esta obra.
Trata-se de um texto sério, mas com direito a duas páginas de humor, quando se retrata as tentativas de atentados contra Fidel, lembrando os mangás japoneses. O cenário foi cuidadosamente estudado numa viagem anterior, que rendeu a graphic novel Havanna, de 2008, crucial para a criação da presente obra. Também se valeu de orientações deVolker Skierka, autor de Fidel Castro - Uma Biografia e coautor do documentário Fidel Castro - Eterno Revolucionário.
Um traço marcante, somado a um material físico de excelente qualidade, com apenas alguns equívocos na revisão final, que não chegam a diminuir importância da obra como um todo. Não chega a ser um livro demasiado denso, mas suas 285 páginas são preenchidas com importantes informações históricas, narradas de forma excepcional. Quando se menos espera já se passou da metade do livro. Uma das melhores obras do ano, com certeza.

Título: Castro
Título Original: Castro (alemão)
ISBN: 978 85 62696 06 0
Autor: Reinhard Kleist
Tradução: Margit Neumann, Michael Korfmann
Editora: 8Inverso
Ano de lançamento: 2011

Postar um comentário

0 Comentários