Dia do Saci?



Hoje é dia do saci, como forma de protesto ao Halloween e a invasão estrangeira...

O Halloween, ou a sua ideia, existe há milênios e possui um sentido original religioso. Foi popularizado mundialmente principalmente pelos filmes de Hollywood (com o apelo das crianças buscando doces) e os cursos de inglês mundo afora. Algo orgânico e autêntico, que se enraizou na cultura dos países do norte de forma homeopática.

Daí surge no Brasil, país com tradição em desdenhar da cultura, da educação e de qualquer forma não-futebolística-sambista de se firmar alguma identidade nacional, a ideia de se reivindicar a "tradição". Que tradição? Não fosse o Monteiro Lobato, quem saberia o que diabos é um saci ou um curupira hoje em dia, na zona urbana?

Só minha opinião, mas nada mais "complexo de vira-lata" que criar uma data comemorativa pra tentar anular outra, só porque é gringa e vem ganhando espaço...

Que se faça primeiro o dever de casa, que é mostrar às crianças o que é o país em que vivem (toda criança estadunidense sabe de cor sua história, as ideias de sua Constituição, seus principais direitos e o valor de sua liberdade) e seu papel dentro dele, que o devido valor às tradições folclóricas será dado naturalmente, ao invés de se perder tempo criando datas vazias e artificiais.

Bom Halloween pra vocês, e felizes daqueles que podem estufar o peito e dizer que têm real orgulho patriótico, não somente em campeonatos de esportes que servem apenas de instrumento emburrecedor de seu próprio povo. Adoraria ser assim, mas infelizmente não dá... Orgulho de que? Da natureza? Ela também está acabando por nossas próprias mãos... Logo logo o saci vai entrar em extinção por perder seu habitat natural...

Publicado originalmente no Facebook

Postar um comentário

0 Comentários