Contornando o transtorno da pasta pública na Dropbox



Desde que decidi tirar o meu antigo projeto de podcast do mundo das ideias e pô-lo em prática venho enfrentando vários desafios para publicá-lo: criar um feed manual, disponibilizar para iTunes e outros agregadores, hospedar os arquivos... Tudo exigiu uma boa dose de pesquisa e, felizmente existe o Mundo Podcast, o Leo Lopes, o grupo Podcasters BR e minha própria capacidade de não largar o osso até resolver o problema.

Tudo ia bem: lancei dois episódios e a missão parecia cumprida: agora seria só cuidar de criar os episódios e usar toda a estrutura que criei anteriormente para mantê-lo no ar. Ah, sim: sou usuário da Dropbox desde 2010 e não abro mão dessa comodidade de largar um arquivo numa pasta comum e poder acessá-la de outra máquina, como se fosse um buraco de minhoca. É simples, seguro e eficaz. E tem uma vantagem ótima: é um duplo backup: se meu notebook der pau, os arquivos estão salvos na nuvem da Dropbox. Se a Dropbox falir e desaparecer, está tudo na velha pasta de sempre em meu notebook e em todas as demais máquinas que eu instalá-lo.

Essa segurança a mais unida com a simplicidade que eu já conheço tão bem me fizeram não ter interesse em qualquer outra forma de hospedar meu podcast, tanto o feed quanto os episódios. Vi alguns relatos de problemas com outros serviços, inclusive pagos, então... Tou em casa mesmo... Sair pra que? 

Só que agora, com dois episódios publicados, vieram dois problemas: 1) os 48GB que ganhei por instalar a Dropbox num Samsung que eu nem tenho mais expiram em 2 meses. Quando fiz esse negócio, ainda estava longe de chegar a 10% do meu espaço. Nem imaginei que um dia faria podcasts, colocaria arquivos de vídeo e lotaria meu HD virtual. Agora veio o pânico: esvaziar tudo, para caber em 8GB, que é o espaço que conquistei convidando amigos, ou... Pagar US$100,00 por ano ou US$10,00 por mês, para ter 1GB de espaço. Bom, estamos em crise e este é um gasto que não estou disposto a ter, ao menos por hora.

Agora a outra novidade: a Dropbox tinha avisado que acabaria com a pasta pública em março de 2017, mas eu não tinha podcast, logo, não tinha muito com o que me preocupar. Agora a realidade é outra: acabaram-se os links públicos? Aqueles que dão acesso direto ao arquivo e o abrem no browser? E agora? Os arquivos do podcast devem terminar com suas extensões para que funcionem, ou seja: .mp3, .xml... nada de qualquer outra coisa depois disso.

Pois bem: em março de 2017 as pastas públicas deixarão de existir (a minha ainda existe porque sou usuário antigo) e todas serão pastas comuns, sem o utilíssimo link público, que será alterado para um link privado, que permite apenas que o arquivo seja visualizado dentro do site da Dropbox, no browser. Ou seja: não serve! maldita Dropbox!

Fuçando comentários em posts do Mundo Podcast, no fórum oficial da Dropbox e no grupo Podcasters BR no Facebook, descobri um truque para fazer o link ficar "público": ao final do endereço existe um "dl0". é só trocar o "o" por "1". Assim, o arquivo não mais aparece dentro do site, mas já é aberta uma box para download. Supostamente, então, é um link direto para o arquivo. Sei não... O link público me permitia visualizar o arquivo no browser puro. Por que não acontece isso? Sei lá! mas o fato de o endereço não terminar com a extensão do arquivo me deixou preocupado: tenho dois meses pra resolver ONDE hospedar meu podcast. 

Fucei mais e descobri alguém falando, ao invés do "dl0" ou "dl1" no final do endereço, em substituir o "www" por "dl". Tentei e não resolveu. Foi quando pensei em, além de substituir o "www", apagar tudo o que vier depois da extensão do arquivo. Agora cheguei onde queria!

Exemplificando:


O arquivo https://www.dropbox.com/s/9otl9ot0mq6atut/BLUEZinada_podcast_Feed.xml?dl=0 está numa pasta comum e abre uma visualização no ambiente da Dropbox no browser, o que não é um link direto pro arquivo, logo, não serve.

Alterando o final, trocando "o" por "1" faz com que ele não seja visualizado, e sim abra a box de download: https://www.dropbox.com/s/9otl9ot0mq6atut/BLUEZinada_podcast_Feed.xml?dl=1

Agora o pulo do gato pra que ele fique exatamente como num link público: substituir o "www" por "dl" e apagar o final do endereço até restar somente a extensão do arquivo: https://dl.dropbox.com/s/9otl9ot0mq6atut/BLUEZinada_podcast_Feed.xml

Desta forma é o verdadeiro link direto para o arquivo, como se fosse o link público.

Então... Resolvido o problema: ainda posso manter meu podcast em minha velha Dropbox. Felizmente só tenho dois episódios e o feed para modificar até acabarem com a pasta pública. Podia ser bem pior. Ainda não entendo o porquê de a Dropbox ter dado essa louca, mas fica aí essa luz pra quem se viu perdido como eu.

Atualização: Estou deletando uma infinidade de coisas inúteis e tirando outras tantas da Dropbox pra liberar espaço. Então recebi um e-mail da própria, me perguntando se fui eu mesmo quem fez isso, e que, caso não, eles mantém um histórico de arquivos deletados por 30 dias para uma eventual recuperação. Mais uma vantagem de se estar lá.



CDS, MP3, MÚSICAS CIFRADAS, ZINE E TUDO MAIS NO SITE OFICIAL DA DISTINTIVO BLUE:
http://www.distintivoblue.com

ASSINE O CANAL DA DISTINTIVO BLUE NO YOUTUBE:

http://www.youtube.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO TWITTER:

http://www.twitter.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO INSTAGRAM:

http://www.instagram.com/distintivoblue

CURTA A FANPAGE DA DISTINTIVO BLUE NO FACEBOOK:

http://www.facebook.com/distintivoblueoficial

SIGA-NOS NO BANDSINTOWN E SAIBA DOS NOSSOS SHOWS COM ANTECEDÊNCIA:

http://www.bandsintown.com/DistintivoBlue

CONTRATE A DISTINTIVO BLUE:
contato@distintivoblue.com

Postar um comentário

2 Comentários

Qual sua opinião a respeito deste post?