Amanda Palmer: A Arte de Pedir


Acabo de ler o livro da Amanda Palmer. Em minhas buscas de livros que falem sobre o negócio da música, me deparei com o vídeo dela em sua apresentação no TED Talks (legendado, logo abaixo). Ela fala da sua experiência com o crowdfunding e um pouco sobre sua história, como estátua viva na rua até chegar aos milhares de fãs musicais.

O livro é um aprofundamento. Comprei o livro logo após assistir ao vídeo, num sebo virtual e me debrucei sobre ele: trata-se de um aprofundamento do que eu já havia visto. A garota que chega até mesmo a ser ameaçadora, de tão exótica revela-se uma pessoa cheia de inseguranças e carências, como qualquer um de nós. Aprendemos o que está por trás do simples pensamento de "deixar que as pessoas nos ajudem". Criar conexões, tornar mais humana a relação entre artista e fã, tudo isso são ensinamentos que servem para a vida.

Este não foi um livro que li rapidamente: o coitado agonizou pelo menos uns dois ou três meses até ser concluído. Às vezes fiquei cansado de tanto grilo e tanta paranoia, mas, por incrível que pareça, não quis largar o livro pela metade. Largar um livro pela metade é, aliás, como largar a mão do amigo que está em perigo. É triste e frustrante. Bom, fui forte e não larguei, não por ser um livro incrível, que com certeza ficará para sempre em minha prateleira para uma segunda ou terceira leitura (na verdade ainda estou decidindo se o passarei adiante ou não). Mas... Eu recomendo a leitura. Um livro escrito com o coração e, provavelmente por isso, não foi possível abandoná-lo.

Após ler o livro, assisti novamente ao vídeo. Engraçado como as coisas mudam: na primeira vez me pareceu uma pessoa extremamente teatral falando a uma plateia (ouvi a primeira música da Amanda já bem depois de passar pela metade do livro, por curiosidade). Depois, pude ver claramente a insegurança que ela mesma confessou no livro. Estava ofegante, nitidamente insegura, mas ainda assim, cumpriu com maestria seu objetivo. Assista, leia e assista novamente.






CDS, MP3, MÚSICAS CIFRADAS, ZINE E TUDO MAIS NO SITE OFICIAL DA DISTINTIVO BLUE:
http://www.distintivoblue.com

ASSINE O CANAL DA DISTINTIVO BLUE NO YOUTUBE:

http://www.youtube.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO TWITTER:

http://www.twitter.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO INSTAGRAM:

http://www.instagram.com/distintivoblue

CURTA A FANPAGE DA DISTINTIVO BLUE NO FACEBOOK:

http://www.facebook.com/distintivoblueoficial

SIGA-NOS NO BANDSINTOWN E SAIBA DOS NOSSOS SHOWS COM ANTECEDÊNCIA:

http://www.bandsintown.com/DistintivoBlue

CONTRATE A DISTINTIVO BLUE:
contato@distintivoblue.com

Postar um comentário

0 Comentários