Projeto de pesquisa lança zine sobre musicalidade da região sudoeste


Foi lançada, em 26 de julho, a zine Memória Musical do Sudoeste da BahiaA publicação, 100% independente, reúne conteúdo original sobre a musicalidade nativa de Vitória da Conquista e região, priorizando a iniciativa independente e autoral. A ideia é aproximar o público da cultura local, geralmente pouco abordada pela mídia “convencional” (TV, rádio, jornais, revistas e sites de grande circulação), em especial a música, bem como incentivar os artistas a continuarem criando e acreditando na importância que detêm para a nossa identidade coletivaatuando como verdadeiros “termômetros” do nosso tempo e espaço.

Segundo o autor, o historiador e músico Plácido Oliveira Mendes, “não podemos deixar apenas por conta dos artistas ‘de mídia’ definir a mentalidade musical da nossa época. Existem grandes e talentosíssimos artistas produzindo bem debaixo dos nossos narizes, expressando suas paixões e inquietações. Você pode ter, na vizinhança, um desses verdadeiros poetas, que só precisam de um pouco de reconhecimento e apoio. Ou, ainda, você pode até mesmo ser um deles. Qualidade artística nunca foi sinônimo de fama”.

Outro objetivo é manter viva a “cultura da zine”, importante instrumento de expressão independente, bastante utilizado nas décadas de 1960 a 1980 e que se torna cada vez mais raro atualmente, sobretudo em versão impressa. Para tanto, o autor consegue imprimir uma quantidade limitada de cópias, de forma caseira, mas busca apoio para viabilizar tiragens maiores, junto a empresas e entidades públicas. A zine será distribuída, sempre gratuitamente, em espaços ligados à cultura, como universidades, bares, escolas, bibliotecas, livrarias, bem como a pessoas, individualmente, atingindo o máximo de cidades da região, de acordo com as possibilidades. “como um trabalho essencialmente independente, a principal ‘força motriz’ é a boa vontade. Pouco a pouco, o projeto vai cumprindo seu papel”, diz o pesquisador. Considerando tal limitação e a realidade da vida digital, a zine também conta com uma versão digital, em formato .pdf, bem como sua versão para impressão, para quem desejar sua própria cópia física.


A pesquisa

O projeto Memória Musical do Sudoeste da Bahia teve início em dezembro de 2019, com o lançamento de seu site oficial (http://memoria.distintivoblue.com), reunindo vasto material sobre música na região: cartazes, áudios, vídeos, reportagens e toda e qualquer fonte encontrada, para disponibilização pública e gratuita. “Muitos sites foram desativados e, por isso, seus valiosos conteúdos se foram para sempre. É por isso que um dos objetivos do Projeto é armazenar e disponibilizar esse conteúdo, para preservar a história, a memória, impedindo que caia no esquecimento, bem como fornecer fonte para outros pesquisadores”, diz o autor. Outra preocupação é a produção de conteúdo original, como vídeos, gravações, textos e outros formatos, a exemplo da zine. “Não basta apenas reproduzir o que já foi criado: também queremos incentivar e viabilizar a criação”.


O autor

Plácido Oliveira Mendes é conquistense. Mestre e doutorando em Memória: Linguagem e Sociedade; licenciado em História e bacharelando em Direito, todos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Cantor, compositor e produtor musical independente há duas décadas. À frente da banda Distintivo Blue, sob o pseudônimo I. Malförea, desenvolveu a BLUEZinada!, projeto multimídia de fomento ao blues, sobretudo nacional e autoral. Em 2020, passou a se autoproduzir enquanto one-man-band sob o cognome Joe Malfs Clan. Desde 2019, debruça-se sobre o projeto Memória Musical do Sudoeste da Bahia, com ênfase na cena rock conquistense (subprojeto Museu do Rock Conquistense). Publicou, recentemente, a dissertação A vez dos camisas pretas: memória, formação e consolidação da cena rock em Vitória da Conquista-BA, disponível gratuitamente para download.


Links

Versão digital (download)

Versão para impressão (download)

Site oficial da publicação

Todos os links do Projeto

Postar um comentário

0 Comentários